segunda-feira, 7 de novembro de 2011
MÓDULO XI
Na turma da 7º série A, foi realizado um debate com os Esterótipos Incompetentes, os alunos colocaram os primeiros conhecimentos que eles tiveram em relação aos negros.
Os primeiros conhecimentos adquiridos na escola foi sobre a escravidão, que o negro só era para servir os brancos sem receber salário pelos serviços prestado, trabalhavam apenas pelo prato de comida e alojamento e eram levados ao tronco por qualquer ato que viesse de encontro com os que os senhores não esperavam deles. As negras serviam de serviçal na casa e eram obrigadas a ter relações com os senhores e seus filhos seriam escravos nas senzalas.
Eles citaram várias atitudes de outras pessoas em relação aos negros, o fato do namoro do branco com o negro, de receber sangue de um negro, de piadinhas feito com os negros sempre relacionado ao cheiro , ao roubo e a capacidade intelectual.
Falamos de alunos referencia na sala de aula e na escola da cor negra então eles citaram a aluna Loandra e Rafael da 7º A, e o aluno Romanos do 2º ano do EM, alunos exemplo de estudos e relacionamento em sala.
Dentre vários negros que se sobrepõe a capacidade intelectual na sociedade foram citados: o jogador Pelé, a cantora internacional Rianna, o presidente dos Estados Unidos BARACK Obhama, o cantor e compositor e ex-ministro da cultura Gilberto Gil, o cantor Michel Jackson, o ator Lázaro Ramos e as atrizes Thaís Araújo e Sheron Menezes, a jornalista Glória Maria.
Por fim pude observar que entre os adolescente existe pouca discriminação em relação aos negros, pobres e feios, porém alguns elementos da sociedade ainda desenvolve no meio da sociedade esta questão
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Atividade Módulo X
No módulo IX foi realizado uma cruzadinha com os alunos da 6º série A, com a intenção de pesquisarem no dicionário o significado de algumas palavras afro-brasileira.
- Jongo - Muamba – Zumbi –Guaiá – Iá – Ilê –Xendengue – Quitute –Erê-Banzar – Banguelo – Cafuné - Camundongo
O trabalho foi bem proveitoso e divertido, os alunos foram bem dinâmicos e realizaram a atividade no prazo determinado
MÓDULO IX
SANDRA
Na área em que atuo Ed. Física do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, o currículo do nosso município não contempla em todas as séries as diferenças raciais ou sociais, e a série que se tem é muito pouco diante das necessidades diárias que necessitam o conteúdo, porém sabemos bem o que contempla os Pcns, com isso temos o pleno conhecimento das atividades que devemos planejar e desenvolver com os alunos, quais os pontos que precisamos observar entre as crianças.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
mídia e escola.
Com o uso da internet, vídeos educativos, música, teatro, dança, jogos, nos dá suporte e serve como uma ferramenta importante para que diversificamos nossas atividades onde o aluno tem oportunidade de criar, recriar, desenvolver e fazer diversas atividades inovadoras.
Nós professores temos que estar aberto para mudanças que acontecem. O uso de vídeos, som e internet em sala vem deixar as aulas mais dinâmicas e interativas, onde os alunos podem fazer leitura dos textos e imagens que foram visualizados.
Na prática esportiva não é diferente, a todo momento as crianças tem informações dos esportes, das regras atualizadas e de como praticar atividades com pequenos grupos.
Então resta inovarmos e atualizarmos com novas atividades interessantes para conseguirmos segurar os alunos nas práticas que exigem comportamento, disciplina, raciocínio, atenção e colaboração. Podemos usar os celulares e pedir que os alunos filmem o recreio para depois assistirmos e avaliarmos qual a reação das crianças nesse intervalo e de como são suas brincadeiras diáriaspara enfim termos a noção exata das brincadeiras.
quarta-feira, 24 de março de 2010
O PAPEL DA TECNOLOGIA EM MINHA VIDA.
Nos dias atuais percebo que a tecnologia virou mania mundial. Até parece que iria resolver todos os problemas de diálogo, de convivência, de sabedoria, de metodologia escolar, financeiro, etc...
E o que constato nos dias de hoje?
Ignoraram que a maioria da população não é dessa geração tecnológia, que temos de aprender a lidar com a máquina, temos que perder o medo desse bicho que chegou á nossa frente com tanta velocidade, dando oportunidade das crianças e jovens serem mais espertos do que nós nessa matéria tecnológica, e aí acontece esses desinteresses por parte de muitos alunos. Nós sabemos o conteúdo e talvez aplicamos de uma forma que para eles não seja interessante
o suficiente para que eles se envolva no conhecimento de conteúdo que temos a oferecer.
Tenho que me reciclar todos os dias, tenho que arrumar o tempo que as vezes acho que não tenho, tenho que aceitar ajuda de quem sabe mais do que eu, tenho que querer acima de tudo interagir nesse mundo fantástico e perigoso de forma consciente.